Significado
É um objeto antigo de devoção espiritual, conhecido também como Rosário de Orações no Ocidente.
Usando o Japamala você consegue focar na entonação e no poder do Mantra em si, ao invés de se preocupar com a contagem.
A palavra Japamala (japamālā, जपमाला), tem origem no Sânscrito e é uma palavra composta, podemos dividi-la em duas partes; `Japa` significa o ato de murmurar, neste caso os Mantras ou Nomes de Divindades e a palavra `Mala`, significa colar, cordão ou guirlanda.
O Japamala é um cordão sagrado feito de contas, usado para ajudar o adepto da meditação a entrar no estado meditativo, ele possui 108 contas, utilizadas como marcadores e o “meru”, conta central que marca o início e o fim do mala.
Segundo a Filosofia do Yoga ou Ioga, ao se completar o circuito de 108 repetições da Oração, Mentalização ou emanação de um Mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de sublime ou transcendental; neste, se ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si, elevando assim, a consciência espiritual.
Para que de fato se sinta os benefícios e se possa vivenciar seus efeitos, a prática da meditação deve ser realizada diariamente.
Como utilizar
Muitas maneiras são possíveis, como, por exemplo:
- o Ho’oponopono; antiga técnica havaiana para a limpeza de crenças limitantes e quebra de paradigmas,
- a meditação de Saint Germain – `Eu Sou`,
- também utilizado pelos Budistas e
- originalmente usado pelos praticantes do caminho do Yoga (Yoguis) e do Hinduísmo.
Existem milhares de mantras, como para o Sol, para a Lua, para os Planetas, mas sem dúvida o mais poderoso, é o Maha Mantra, que ficou mundialmente conhecido pelo movimento Hare Krishna.
Segundo estas tradições, o número 108 é muito auspicioso e a meditação usando Japamala pode ser uma ferramenta para se alcançar andares mais elevados na evolução espiritual.
Você pode empregar a Meditação Mântrica sentada na postura de meditação; a coluna vertebral deve ser mantida ereta e o queixo paralelo ao chão, pode sentar-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão ou sentar-se no chão com as pernas cruzadas, ou ainda realizar a Meditação caminhando.
Material utilizado
Entre os inúmeros materiais dos quais podem ser feitos um Japamala, o mais famoso são as sementes de Rudraksha, também conhecida como lágrimas de Shiva, a qual é uma planta nativa da Ásia.
Na nossa versão Tupiniquim, utilizamos as brasileiríssimas sementes de Açaí. Por se tratar de uma matéria-prima natural e ser confeccionado artesanalmente, nenhum item ficará idêntico ao outro, poderá haver variações de tamanho das sementes, de seu formato e das cores, tornando cada Japamala único.
Nota: A tonalidade deste produto pode ter uma pequena variação na cor em virtude da configuração do dispositivo em que você o está visualizando (tela do seu computador ou celular).
Avaliações
Não há avaliações ainda.