EKADASHI

Confira o vídeo em: 

O Ekadashi ou Ekadasi é um Jejum Lunar, no qual se restringe o consumo de alguns alimentos; não é um Jejum que você precisa ficar sem comer!

Porém, vai muito mais além do que comer ou não comer, o Ekadashi é uma prática espiritual, neste dia você deve intensificar sua conexão com o Divino, a partir da leitura de textos sagrados e a prática da Meditação Mântrica com o Japamala, colar com 108 contas destinado para esta finalidade.

Aqui no Dharma Lindo, temos vários modelos de Japamala, acesse: https://dharmalindo.com/categoria-produto/japamala/ e veja as opções!

O Ekadashi ocorre geralmente duas vezes ao mês; no décimo primeiro dia da lua cheia e da lua nova.

Ele vem da medicina Ayurvédica, que é o sistema de cura mais antigo do mundo, com registros de mais de 5mil anos.

No Ekadashi, você NÃO deve se alimentar de feijões, cereais, grãos, carnes (em geral), ovos e bebidas alcóolicas.

Eu vou deixar uma lista aqui embaixo do que pode e do que não pode ser consumido e uma lista de datas dos próximos Jejuns, para 2022.

Como nestas datas, a Lua fica mais próxima da Terra, os grãos podem se tornar indigestos, pois absorvem mais água do nosso organismo no processo da digestão. Os alimentos não permitidos durante o Jejum têm uma alta absorção de água, e se consumidos, dificultarão a remoção de toxinas do nosso corpo.

“Quando jejuamos, doshas (os ‘elementos’ que compõem o corpo) voltam ao equilíbrio, o fogo digestivo é potencializado, o corpo e a mente são equalizados e voltam à normalidade. Ganhamos leveza física, apetite rejuvenescido, pele saudável, disposição prazerosa, boa digestão e ao mesmo tempo: força e vigor”. (Ayurveda: Astangahrdayam 1.3)

Este Jejum irá te proporcionar: mais equilíbrio, reparação celular, alinhamento dos seus chakras, a limpeza do seu karma, a desintoxicação do seu corpo, além de vários outros benefícios.

Jejuar nas datas corretas, potencializam os benefícios positivos em seu organismo.

“Jejuar no Ekadasi traz limpeza dos órgãos dos sentidos e do funcionamento motor, adequada excreção de toxinas, fome e sede governáveis, purificação do pericárdio (coração e membranas cardíacas), relaxamento da tensão corporal, aumenta a alegria, diminui ansiedade e apatia”. (Ayurveda: Sutrasthanam 14.17)

Dedique este dia em oferenda a Deus, desde os alimentos preparados e consumidos, bem como as demais atividades do seu dia.

Tenha um ótimo Ekadasi!

27 comentários em “EKADASHI”

    1. Que maravilha Maria Helena, fico feliz em saber! Tem me feito muito bem, seguir o Ekadashi e o Caminho do Yoga, grata pelo seu comentário, Namastê, Roberta.

        1. Namastê Adriana, fico feliz que tenha encontrado este conteúdo, grata pelo seu comentário.
          Te desejo uma excelente pratica.
          Luz e amor, Roberta.

        1. Namastê, seja muito bem-vinda!
          O início pode ser após a última refeição do dia que antecede o Ekadashi e o término, a quebra do jejum varia conforme a região em que você estiver, sugiro que você utilize um aplicativo em seu celular, que se chama Ekadashi Remeinder, ele lhe dará o horário exato, baseado em sua localização.
          Te desejo um ótimo Ekadashi.

  1. o que eu acho intrigante é que Ekadasi é o 11 dia após lua cheia e lua nova, como descrito lá no inicio também, mas todas as datas estão erradas se for seguir os dias lunares… outubro tem dia 01, 17 e 31 precisamente com o angulo lunar….

    1. Olá Taruna!
      Esta diferença se dá porque eles (cultura Védica) seguem o Calendário Lunar/Solar, nesta contagem de tempo inclusive ocorre uma diferença na astrologia que conhecemos no ocidente, baseada nos ensinamentos Egípcios (quase todo mundo acha que é de um signo, quando na verdade não é), a astrologia védica é mais precisa.

      No calendário Shaka, este ciclo da Lua ao redor da Terra dura exatos 29,53 dias. A quantidade de dias do calendário indiano correspondem exatamente aos 29,53 dias deste ciclo lunar, ou seja, os meses não variam, têm sempre 29,53 dias.

      No calendário Gregoriano, que é o que nossa sociedade segue, os meses não são fixos e possuem quantidade de dias variados como 28, 30 ou 31 dias. E, tem como base apenas o movimento do Sol.

      Enquanto o calendário indiano tem como base o movimento do Sol e também o movimento da Lua.

      Resultando em uma considerável diferença: a Lua completa sua volta pela Terra em 354,36 dias enquanto o Sol completa um ciclo em 365,26 dias.

      Como eu não sou astrônoma, me baseio para seguir o Ekadashi, nas datas divulgadas pelos Vaishnavas.

      Inclusive, dependendo da sua localização no planeta, o início do Ekadashi terá algumas horas de diferença, o que pode resultar em uma data diferente e uma quebra de jejum também relacionada a esta localização.

      As informações das datas mencionadas aqui neste artigo, são para os que estão no Brasil.

      Existe um aplicativo chamado Ekadashi Reminder, ele é bem útil!

      Espero que tenha sanado sua intrigante pergunta!

      Namastê, Roberta.

      1. Williames de Souza

        Gratidão por tudo 🙏🏼 Sou prova viva da eficácia do jejum Ekadashi. Em 04/04/2021 sofri um acidente terrível fraturando o osso maxilar superior; resultando numa cirurgia de Buco. Não desmerecendo o talento dos cirurgiões mas acontece que eu estava aguardando a data do jejum antes do acidente, o que ocorreu justamente no jejum pré – deoperatório. Foi um sucesso, não sangrou, não supurou, nem tenho cicatrizes no rosto que prove a implantação de uma placa de titânio. Sem querer abusar da boa vontade de vocês seria tão bom se indicassem também os horários de início e término do jejum Ekadashi. Mais uma vez muito obrigado. Namaskaram! Hare Krishna! 🙏🏼

        1. Namastê Williames, que depoimento maravilhoso, fico feliz em saber que está te fazendo bem praticar o Ekadashi.
          Quanto aos horários de início e término, acabada dependendo da região do Brasil em que você mora.
          Sugiro que você baixe o app Ekadashi reminder. Em breve gravarei um vídeo falando sobre este aplicativo.

          Continue a fazer o jejum e a intensificar suas praticas relacionadas a espiritualidade, como o cantar da Japa.
          Hare Krishna

    1. Namastê Maria, fico contente em saber que esta informação lhe foi útil, a cultura Védica é riquíssima, temos muito a nos beneficiar através de seus ensinamentos.
      Tudo de OM, Roberta

    1. Namastê Rosa!
      Eu utilizo um aplicativo chamado Ekadashi Reminder, pretendo gravar um vídeo fazendo uma parte II sobre o Ekadashi e irei falar dele.
      Você também pode acompanhar um grupo no Facebook chamado:
      Jejum Indiano – Ekadasi

  2. Adorei as informações, tenho uma dúvida; o jejum começa no por do sol do dia 12 /fev e termina no por do sol do dia 13… ele começa dia 12 e termina no dia 12… ou começa no por do sol do dia 11 e termina do por do sol do dia 12?

    Obrigada

    1. Namastê Monica, fico feliz em saber que este conteúdo foi útil.
      Vamos lá, se o Ekadashi for no dia 12 eu geralmente faço a última refeição sem as restrições do Jejum no dia 11, pode ser um jantar, quando possível pode comer até o por do sol do dia 11, mas se não for possível pode jantar normalmente no dia 11, após esta última refeição, no dia seguinte (12 que é o Ekadashi), você irá optar por qual tipo de Jejum irá praticar, a saber:
      sem alimento ou água,
      apenas com água,
      com os alimentos permitidos

      Se você nunca fez jejum, considere começar pela terceira opção e mesmo assim é natural sentir um pouco de dor de cabeça, pois o organismo está se “limpando’.

      De qualquer forma, não deixe de tomar sua medicação usual, caso faça uso.

      Com relação ao horário da quebra do Jejum, término do Ekadashi, dependerá da sua localização, geralmente é um período de tempo de 3 a 4h, no exemplo citado acima, que o Ekadashi seria no dia 12, a quebra se daria na manhã do dia 13, para saber exatamente o horário, sugiro que use o aplicativo ‘Ekadashi reminder’, ao se cadastrar coloque a sua localização nele, pois conforme falei, existe uma variação do horário do término do Jejum relativo a sua localização no Mundo.

      Bom Ekadashi, Hare Krishna

      1. Bom dia Roberta
        Namastê
        Acredito na força da lua 🌝 🌚 🌛 🌜 e sempre busco me alimentar só de frutas nestes momentos, mas não consigo abrir mão do meu café com canela.
        Adorei o conteúdo
        Agradecida ❤️

  3. Pingback: Ekadaśi – O jejum indiano – Clareira Astral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
×