EKADASHI

Confira o vídeo em: https://www.instagram.com/tv/CEu6KILppd4/

O Ekadashi ou Ekadasi é um Jejum Lunar, no qual se restringe o consumo de alguns alimentos; não é um Jejum que você precisa ficar sem comer!

Ele ocorre duas vezes ao mês; no décimo primeiro dia da lua cheia e da lua nova.

Ele vem da medicina Ayurvédica, que é o sistema de cura mais antigo do mundo, com registros de mais de 5mil anos.

No Ekadashi, você NÃO deve se alimentar de feijões, cereais, grãos, carnes (em geral), ovos e bebidas alcóolicas.

Eu vou deixar uma lista aqui embaixo do que pode e do que não pode ser consumido e uma lista de datas dos próximos Jejuns, para 2022.

Como nestas datas, a Lua fica mais próxima da Terra, os grãos podem se tornar indigestos, pois absorvem mais água do nosso organismo no processo da digestão. Os alimentos não permitidos durante o Jejum têm uma alta absorção de água, e se consumidos, dificultarão a remoção de toxinas do nosso corpo.

“Quando jejuamos, doshas (os ‘elementos’ que compõem o corpo) voltam ao equilíbrio, o fogo digestivo é potencializado, o corpo e a mente são equalizados e voltam à normalidade. Ganhamos leveza física, apetite rejuvenescido, pele saudável, disposição prazerosa, boa digestão e ao mesmo tempo: força e vigor”. (Ayurveda: Astangahrdayam 1.3)

Este Jejum irá te proporcionar: mais equilíbrio, reparação celular, alinhamento dos seus chakras, a limpeza do seu karma, a desintoxicação do seu corpo, além de vários outros benefícios.

Jejuar nas datas corretas, potencializam os benefícios positivos em seu organismo.

“Jejuar no Ekadasi traz limpeza dos órgãos dos sentidos e do funcionamento motor, adequada excreção de toxinas, fome e sede governáveis, purificação do pericárdio (coração e membranas cardíacas), relaxamento da tensão corporal, aumenta a alegria, diminui ansiedade e apatia”. (Ayurveda: Sutrasthanam 14.17)

Dedique este dia em oferenda a Deus, desde os alimentos preparados e consumidos, bem como as demais atividades do seu dia.

Tenha um ótimo Ekadasi!

19 comentários em “EKADASHI”

    1. Que maravilha Maria Helena, fico feliz em saber! Tem me feito muito bem, seguir o Ekadashi e o Caminho do Yoga, grata pelo seu comentário, Namastê, Roberta.

        1. Namastê Adriana, fico feliz que tenha encontrado este conteúdo, grata pelo seu comentário.
          Te desejo uma excelente pratica.
          Luz e amor, Roberta.

  1. o que eu acho intrigante é que Ekadasi é o 11 dia após lua cheia e lua nova, como descrito lá no inicio também, mas todas as datas estão erradas se for seguir os dias lunares… outubro tem dia 01, 17 e 31 precisamente com o angulo lunar….

    1. Olá Taruna!
      Esta diferença se dá porque eles (cultura Védica) seguem o Calendário Lunar/Solar, nesta contagem de tempo inclusive ocorre uma diferença na astrologia que conhecemos no ocidente, baseada nos ensinamentos Egípcios (quase todo mundo acha que é de um signo, quando na verdade não é), a astrologia védica é mais precisa.

      No calendário Shaka, este ciclo da Lua ao redor da Terra dura exatos 29,53 dias. A quantidade de dias do calendário indiano correspondem exatamente aos 29,53 dias deste ciclo lunar, ou seja, os meses não variam, têm sempre 29,53 dias.

      No calendário Gregoriano, que é o que nossa sociedade segue, os meses não são fixos e possuem quantidade de dias variados como 28, 30 ou 31 dias. E, tem como base apenas o movimento do Sol.

      Enquanto o calendário indiano tem como base o movimento do Sol e também o movimento da Lua.

      Resultando em uma considerável diferença: a Lua completa sua volta pela Terra em 354,36 dias enquanto o Sol completa um ciclo em 365,26 dias.

      Como eu não sou astrônoma, me baseio para seguir o Ekadashi, nas datas divulgadas pelos Vaishnavas.

      Inclusive, dependendo da sua localização no planeta, o início do Ekadashi terá algumas horas de diferença, o que pode resultar em uma data diferente e uma quebra de jejum também relacionada a esta localização.

      As informações das datas mencionadas aqui neste artigo, são para os que estão no Brasil.

      Existe um aplicativo chamado Ekadashi Reminder, ele é bem útil!

      Espero que tenha sanado sua intrigante pergunta!

      Namastê, Roberta.

    1. Namastê Maria, fico contente em saber que esta informação lhe foi útil, a cultura Védica é riquíssima, temos muito a nos beneficiar através de seus ensinamentos.
      Tudo de OM, Roberta

    1. Namastê Rosa!
      Eu utilizo um aplicativo chamado Ekadashi Reminder, pretendo gravar um vídeo fazendo uma parte II sobre o Ekadashi e irei falar dele.
      Você também pode acompanhar um grupo no Facebook chamado:
      Jejum Indiano – Ekadasi

  2. Adorei as informações, tenho uma dúvida; o jejum começa no por do sol do dia 12 /fev e termina no por do sol do dia 13… ele começa dia 12 e termina no dia 12… ou começa no por do sol do dia 11 e termina do por do sol do dia 12?

    Obrigada

    1. Namastê Monica, fico feliz em saber que este conteúdo foi útil.
      Vamos lá, se o Ekadashi for no dia 12 eu geralmente faço a última refeição sem as restrições do Jejum no dia 11, pode ser um jantar, quando possível pode comer até o por do sol do dia 11, mas se não for possível pode jantar normalmente no dia 11, após esta última refeição, no dia seguinte (12 que é o Ekadashi), você irá optar por qual tipo de Jejum irá praticar, a saber:
      sem alimento ou água,
      apenas com água,
      com os alimentos permitidos

      Se você nunca fez jejum, considere começar pela terceira opção e mesmo assim é natural sentir um pouco de dor de cabeça, pois o organismo está se “limpando’.

      De qualquer forma, não deixe de tomar sua medicação usual, caso faça uso.

      Com relação ao horário da quebra do Jejum, término do Ekadashi, dependerá da sua localização, geralmente é um período de tempo de 3 a 4h, no exemplo citado acima, que o Ekadashi seria no dia 12, a quebra se daria na manhã do dia 13, para saber exatamente o horário, sugiro que use o aplicativo ‘Ekadashi reminder’, ao se cadastrar coloque a sua localização nele, pois conforme falei, existe uma variação do horário do término do Jejum relativo a sua localização no Mundo.

      Bom Ekadashi, Hare Krishna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima

Entrar

Cadastre-se

Uma senha será enviada para seu endereço de e-mail.

×